EVENTO: 50 ANOS DO PORSCHE 911 (FAZENDA BOA VISTA – 28.9.2013)

IMG_6263

Um dia para se lembrar por muitos anos, nas palavras de um grande amigo do Porsche Clube de São Paulo.

No sábado, dia 28.9.2013, ocorreu um evento na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo, que me ajudou muito a compreender o significado das palavras “tradição” e “legado”.

Não me entendam errado, cada carro esportivo tem suas características, seus méritos e pontos falhos. Não é segredo para quem me conhece pessoalmente que meu coração bate mais forte por carros da Porsche (e da BMW, em alguns casos).

Esse ano, comemoramos os 50 anos do carro que, na minha opinião, é o maior símbolo da indústria de carros esportivos: o Porsche 911. Juntamente com um punhado de esportivos norte-americanos, como o Mustang e o Corvette, talvez seja o carro esportivo há mais tempo fabricado. Muitos (eu incluso, antes de conhecer melhor o significado do Porsche 911) costumam dizer que o designer da Porsche devia ser o cara mais preguiçoso do mundo. Como eu estava enganado.

É quando você adentra um evento como esse, junto de cerca de 200 Porsches 911, dos mais variados anos e modelos, que você compreende o LEGADO do carro. Não importa para que lado você olhe, aquele traço distinto, característico e único do 911 está lá. Sempre subestimado pelos concorrentes e amado pelos proprietários.

Acho que nunca houve uma mistura tão impressionante de performance, resistência mecânica, praticidade e eficiência em nenhum carro esportivo. Uma frase que já ouvi dos mais variados proprietários de Porsche – “o cavalo Porsche é um cavalo diferenciado”. Comumente, na história do Porsche 911, sempre o vimos bater de frente com concorrentes com 50… 100 cvs a mais, e sagrar-se vencedor.

Como pode um motorzinho 6 cilindros, boxer, 3.8 (hoje em dia) render 100 cv/l e não dar um probleminha? Uma dorzinha de cabeça? Nada como um carro esportivo confiável… nada como rodar centenas de quilômetros em um único final de semana e voltar para casa sabendo que a conta na segunda-feira não mostrará um valor absurdo de manutenção. Nada como passar uma tarde junto de muitos outros que dividem a mesma paixão e que se reunem para falar dos carros que têm, e não sobre política, economia ou qual carro chama mais atenção.

Muitos criticam, zombam, tiram sarro… uns chamam o 911 “carinhosamente” de “FUSCA”… outros criticam a falta de “ronco”… outros insistem em dizer que  carro “X” anda mais… Triste constatação… quem bom seria se todos fossem felizes com seus carros como os donos de 911 são. Não é uma questão de ter o carro mais rápido, de ter o ronco mais bonito… é uma questão de ter um pedaço de história automotiva. Isso tudo se resume a uma outra palavra: TRADIÇÃO, daquele tipo que muitos outros carros podem apenas sonhar em ter. Você pode não gostar, mas tem que respeitar.

Se nos últimos 50 anos, o Porsche 911 foi o sonho de muitos, pode ter certeza que ele continuará a estar nos pôsters nas paredes de crianças por, no mínimo, mais 50 anos.

Pode escolher o 911: Carreras, Turbos ou GTs… qualquer que seja a geração… tenho certeza que vai lhe satisfazer das mais variadas maneiras… seja nas estradas, nos autódromos, na hora de manter ou na hora de encontrar aqueles que dividem a mesma paixão que você.

PORSCHE, there is no substitute!

Fiquem agora com algumas fotos do evento comemorativo dos 50 anos do Porsche 911.

IMG_6265 IMG_6267 IMG_6269 IMG_6270 IMG_6272 IMG_6274 IMG_6276 IMG_6278 IMG_6280 IMG_6282 IMG_6284 IMG_6286 IMG_6288 IMG_6290

Anúncios

4 comentários sobre “EVENTO: 50 ANOS DO PORSCHE 911 (FAZENDA BOA VISTA – 28.9.2013)

  1. Entre caderno e apostilas, preparando para estudar, deparo-me com o link dessa matéria que tanto aguardava desde o último final de semana. É, é entre o conhecimento que encontro-me com minha alma lendo um excelente texto de um belíssimo evento comemorando o ano de nascimento de meu carro favorito, da minha marca de coração. Lembro-me do porquê estou aqui lendo, estudando, passando por estress em alguns dias… é tudo tão maravilhoso, essas milhares de possibilidades que tenho para realizar um dos meus maiores sonhos: ter uma bela e aconchegante garagem, com um ou mais 911 🙂
    Só Deus sabe como queria ter comparecido nesse evento, uma pena que ainda sou um mero admirador, mas espero que a Porsche Club BR realize um evento digno como este a cada 10 anos, quem sabe… porque eu tenho uma certeza: vou com meu 911 =D

    Muito bom o texto, obrigado pela inspiração.
    Abrasss

    1. Honestamente, ainda é muito cedo para dizer. A julgar pelo que eu conheço de Porsche, diria para sempre confiar na evolução do produto mais novo, mesmo que, no papel, não parece haver grandes diferenças. Porém, dessa vez, quero esperar para ver na prática.

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s