SALÃO DE FRANKFURT 2013

Pois é, chegada a hora do maior auto show do planeta, o Salão de Frankfurt.

Não há nada de singelo sobre esse salão, muito menos faltam adjetivos superlativos para descrevê-lo – stands de marcas como a Audi, a BMW e a Mercedes ocupam espaços do tamanho do nosso humilde Salão do Automóvel no Anhembi.

Como o assunto desse site é “carro”, e não o evento em si, achei por bem dar uma resumida e colocar minha opinião sobre alguns dos modelos apresentados no salão desse ano, que estará aberto ao público de 14 a 22 de setembro.

Audi NANUK (conceito) – Se antes a BMW podia se orgulhar de ter o crossover mais esquisito e feio do mercado com a X6, parece que agora a Audi resolveu entrar de cabeça nessa disputa. O design do crossover da Audi é assinado pelo famoso estúdio Giugiaro, mas parece ter saído de um pesadelo de algum designer da Hotwheels. Pelo menos sabemos que até o momento o crossover será equipado com a usina de torque V10 TDI da marca de Ingolstadt. O nome “Nanuk” vem da mitologia indígena Inuit e é o título atribuído aos melhores caçadores de ursos. Esse é o vencedor do troféu “Que porra é essa?”.

korncars Audi Nanuk

Audi Sport Quattro – Mais um conceito da Audi, dessa vez em homenagem ao lendário modelo da década de 80, o Sport Quattro, famoso pela trajetória vitoriosa nos rallies pelo mundo, incluindo participação na modalidade mais agressiva e radical de rally da história do automobilismo, o extinto Grupo B. O modelo é híbrido, contando com um motor dianteiro  V8 gasolina, que produz 552 Hp e 71 Kgfm de torque, e um elétrico que produz 148 Hp adicionais. São 690 Hp e 81 Kgfm de torque. A tração é quattro (integral) e o câmbio é de dupla embreagem com 8 marchas. O peso é a parte delicada do conceito, pois, com cerca de 1850 Kgs, não é exatamente um peso pena. O 0 a 100 Km/h fica na casa dos 3,7 segundos e a velocidade máxima nos 305 Km/h.

korncars Audi Sport Quattro Concept

BENTLEY Continental GT V8 S – Para o ano de 2014, o Bentley Continental recebe uma repaginada no visual. A mudança relevante, no entanto, está onde os olhos não enxergam. O novo motor 4.0 V8 Bi-turbo entrega singelos 525 Hp e 70 Kgfm de torque. A versão coupé faz de 0 a 100 Km/h em 4,5 segundos e tem máxima de 309 Km/h. A versão conversível é marginalmente mais lerda (4,7 segundos e 308 Km/h, respectivamente). Considerando todo o luxo e conforto disponíveis no pacote, até conseguimos ignorar que se trata de um “hipopótamo” com mais de 2 toneladas.

korncars BENTLEY Continental GT V8 S

BMW i8 Hybrid Concept – Uns podem até indagar se não vou falar do I3. Minha resposta será: “não”, pois não me interessa carros que sejam apenas eficientes e não poluentes, mas sim carros assim o sejam, mas também com desempenho digno! Apesar de parecer um carro vindo do futuro efetivamente, a BMW pretende colocar para vender seu primeiro esportivo híbrido  a partir de 2014. O i8 conta com um motor a gasolina 1.5, 3 cilindros, central e bi-turbo. Há também um motor elétrico, responsável por 131 Hp e 25 Kgfm de torque. A conta final são 362 Hp e 58 Kgfm de torque. O 0 a 100 Km/h na casa dos 4 segundos. O preço do modelo deve ser de US$ 135.000,00.

korncars bmw i8 hybrid concept

Ferrari 458 Speciale – Primeiro salão relevante após o recente lançamento da versão de pista da Ferrari 458 Itália. Já dei maiores detalhes sobre o carro em outra publicação do site. Sem dúvidas, roubou as atenções no stand da marca em Frankfurt, haja vista a completa ausência do novo hipercar da Ferrari, a LaFerrari. Não há dúvida das capacidades dinâmicas do modelo, mas se tem questionado demasiadamente se o carro será tão especial comparativamente à 360 Challenge Stradale e a 430 Scuderia. Estão surgindo também algumas críticas a respeito do design, que poderia ter sido mais agressivo e menos sutil comparativamente ao modelo “standard”.

458 Speciale Korncars VI

Jaguar CX17 Concept – Mais um esforço na tentativa de revitalizar a imagem da marca. Trata-se do primeiro conceito de crossover da Jaguar.  Os motores serão os mesmos V6 que equipam o F-Type. Nova arquitetura de alumínio monocoque. O modelo de verdade deve ser lançado em 2016. Deve concorrer com BMW X3 e Audi Q5.

korncars Jaguar cx-17-concept

Land Rover Range Rover e Range Sport Híbridas – Ambos os modelos híbridos são feitos na base do motor TDV6. A “parte híbrida” vem de um motor elétrico de 35 Kw. O câmbio é automático de 8 marchas ZF. A Range Rover Sport pesa cerca de 2372 Kgs, enquanto que a versão “top” 2394 Kgs. O resultado final do conjunto híbrido são 335 Hp e 71,3 Kgfm. 0 a 100 Km/h ocorre em cerca de 7 segundos. Nada mal para o melhor SUV do mundo na atualidade. Uma pena que apenas 0,000000001% dos Range Rovers serão postos à prova na lama!

korncars range rover hybrid

Mercedes Benz S-Class Coupé Concept – Ser retrô é ser legal!? Pois é, a Mercedes resolveu trazer de volta a alcunha de “S-Coupé”, aposentando a sigla “CL”. Como o próprio nome sugere, é uma classe S coupé, ou seja, mesmos conjuntos mecânicos e tecnologia do sedã. Uma aula de refino, tecnologia e conforto. O principal concorrente dessa “banheira” é o Bentley Continental GT. Carros gordos para pessoas gordas. Tanto desempenho ofuscado por tanto peso e tamanho. A não ser pelo propósito exibicionista, não vejo muito propósito em um coupé GT desse tamanho, mas que é um carro lindo, é!

korncars S-class coupé

Mercedes S-Class que dirige sozinha – um dia triste na história do automóvel. Vou me resumir a isso. A parte mais divertida de um carro é dirigí-los. O dia que surge uma tecnologia que permite um carro andar por 500 Km entre trechos urbanos e estradas sem a menor influência do fator humano significa o fim de uma era. Há quem tenha ficado feliz com isso… 

korncars mercedes S que dirige sozinha

Porsche 918 Spyder – Acho que não há muito mais a dizer além do fato de que o Porsche 918 Spyder, o patinho feio obeso na nova geração de hypercars híbridos, acabou de fazer o tempo de 6:57 em Nurburgring Nordschleife . Sem dúvidas, esse é o grande assunto do Salão de Frankfurt de 2013. Infelizmente, não temos como compará-lo com a LaFerrari e a Mclaren P1 por hora. O que se sabe é que a Ferrari está decidindo qual dos seus pilotos de F1 irá testar o carro na pista e que, nos testes da Mclaren, a P1 não foi capaz de fazer o tempo abaixo de 7:05. Curioso dessa história toda é que o Porsche pesa 1684 Kgs e tem singelos 887 Hp –  cerca de 350 Kgs mais pesado e 115 Hps mais lerdo que P1 e LaFerrari. Porsche, there is no substitute.

korncars Porsche 918 Spyder

Anúncios

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s