BMW ///M4 – Redução de peso é a ordem!

KORNCARS BMW M4 IV

 

O Top Gear acaba de divulgar a conversa que teve com Matt Collins, coordenador de produtos da BMW para veículos de pequeno e médio porte, e obteve alguns comentários esclarecedores a respeito do futuro BMW ///M3. Para não entrar novamente no mérito da alcunha do carro, vamos nos limitar a dizer que o ///M3 coupé se chamará, a partir de 2014, ///M4.

Na conversa, Matt Collins comentou a respeito da evolução dos últimos modelos ///M. Segundo ele, “há diversas coisas que as pessoas tiveram que se acostumar, como, por exemplo, sair dos motores aspirados para os sobrealimentados”. De acordo com a sua declaração “a essência do significado ///M – automóveis de alta performance – sempre estará presente, mesmo que os componentes individuais dos veículos mudem”.

Matt Collins reconhece que acabar com o nome ///M3 foi uma grande mudança (para não dizer “tiro no pé”), mas a BMW tem plena ciência da responsabilidade que o ///M4 terá. Para BMW o carro terá “que ser o melhor possível”. Para tanto, a ordem é REDUZIR PESO. Esse tem sido o principal foco para o novo ///M4, que deverá abusar de ligas de alumínio ainda mais leves, fibra de carbono, plásticos reforçados e assim por diante, ao invés de ir atrás de números maiores de potência e torque. No entanto, o objetivo não é tornar o carro totalmente voltado para as pistas, mas sim dar uma condução ainda mais dinâmica e afiada.

Apesar de segurar a língua na hora de falar do conjunto motriz, Matt Collins afirma que o ///M4 certamente será sobrealimentado por turbo, pois é possível evoluir em termos de performance e, ainda assim, ter um carro mais limpo e eficiente. Ele cita que apesar de ligeiramente criticados, os proprietários de M5 e M6 com motor V8 4.4 deram a mão a torcer ao elogiar a quantidade de torque em regimes mais baixos de rotação, bem como o incremento de potência.

A aposta por enquanto é que o ///M4 terá um motor 6 cilindros em linha turbo, produzindo cerca de 450 Hp e  55 Kgfm de torque.

Quando indagado se a BMW pretende trazer a versão CSL para o ///M4, Matt Collins afirma que, por hora, não há planos, assim como não havia quando a M3 E46 CSL foi lançada, e que a intenção é tornar o ///M4 standard o carro mais leve possível para sua categoria. Obviamente, se tiverem a oportunidade de fazer uma versão ainda mais track oriented e leve, a BMW não deixará os consumidores na mão.

Quando indagado a respeito da concorrência, em especial sobre o Mercedes C63 AMG e o Audi RS5, Matt Collins indica que a BMW não desenvolve seus produtos olhando para os lados. Segundo ele, o produto BMW é o padrão e ícone da categoria. Obviamente, diz ele, a BMW não ignora os competidores diretos, mas o foco é desenvolver um carro que seja, por si só, excelente. O desenvolvimento não é baseado no que a concorrência faz ou deixa de fazer.

Para encerrar, Matt Collins diz que ainda não se tem uma posição final a respeito do “afinamento” do chassi, portanto, pode-se dizer que ainda teremos um ano para se chegar ao formato final. O que ele garante é que o ///M4 será tudo o que se pode esperar de um carro ///M.

Por hora, nos resta ficar com as fotos divulgadas até o momento do ///M4.

 

KORNCARS BMW M4 V KORNCARS BMW M4 I KORNCARS BMW M4 II KORNCARS BMW M4 III

 

Anúncios

Um comentário sobre “BMW ///M4 – Redução de peso é a ordem!

  1. Para mim essa M4 tem cara de M3 CSL, ficou muito lindo, e pós ouvir tanto M4, Série4, vc acaba se acostumando com isso. Dentre as M que surgiram M5,M6,M3 e M4, para mim a M4 é o modelo mais lindo apresentado com essas novas linhas da BMW, e a volta do 6cilindros, o ronco desse carro deve estar muito lindo!!!!!

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s