PORSCHE 911 GT3 991

Chris Harris acaba de postar em seu canal no Youtube seu review a respeito do 911 GT3 991. Não poderia concordar menos com ele.

A conclusão é a seguinte: do ponto de vista prático e mercadológico, os carros precisam evoluir a cada geração. O caminho mais natural para isso tudo é justamente pegar tudo que tinha de errado com o modelo anterior e melhorar. O eixo dianteiro do GT3 é mais largo e os braços de suspensão mais curtos. Juntamente com o sistema de rodas traseiras esterçantes, o carro não tem mais quase nenhuma tendência de sair de frente. Ou seja, ele é muito mais fácil de apontar curvas do que o antigo 997.

O sistema de direção, completamente elétrico, é o melhor sistema desse tipo que o Chris Harris já experimentou, e ele acredita que possivelmente vai ditar o rumo da direção dos futuros Porsche de rua. Extremamente direto e preciso, sem requerer o esforço demasiado do antigo sistema hidráulico do 997. Notem, trata-se apenas de uma calibragem diferente do sistema já existente no 911 Carrera 991.

O câmbio PDK exclusivo do modelo não somente é ótimo, como é necessário para acompanhar o ritmo e agressividade do novo motor, que agora gira até 9000 rpm.

Do ponto de vista prático e mercadológico, portanto, o novo 911 GT3 tem potencial para apelar para um gama muito maior de compradores que o antigo 997 GT3.

Porém, existe um aspecto meio filosófico a respeito do GT3 que, talvez, a Porsche tenha resolvido enterrar. Se antes o GT3 era a última parada no quesito purismo ao volante, agora, muito possivelmente, a última fronteira rumo à modernidade automotiva tenha caído. O PDK, a direção e o sistema de rodas traseiras esterçantes fazem uma gama muito maior de pessoas experimentar a performance que antes exigia treino e dedicação a bordo do GT3

********

O salão de Genebra aponta no horizonte como um dos mais míticos dos tempos recentes.

Não bastasse o lançamento do McLaren P1 e da LaFerrari, dando origem à nova era de super carros esportivos, a Porsche, no nível dos “pacotes-pista” resolve lançar a nova geração do que eu considero o melhor track car para rua que o dinheiro pode comprar.

Não estamos falando aqui de potência na casa dos 800 Hp ou 100 Kgfm de torque. Aqui estamos falando de puro e simples refino automobilístico. O Porsche 911 Gt3 foi lançado em meados de 1998 em sua versão de rua, na época na geração 996. O sucesso foi gigantesco e a linhagem Gt3 entrou de cabeça na geração 997.

Vamos ao que interessa. O que é um Porsche 911 Gt3? Muitos me perguntam a respeito do carro. Ouço gente falando de tração integral, de Porsche de rua mais rápido a venda… CALMA NESSA HORA.

O Porsche 911 Gt3 entra no campo dos modelos semi-pista da marca de Stuttgart. O 911 GT3 é um carro que será sempre ASPIRADO. A tração é TRASEIRA. O câmbio… bem… até a geração 997 era manual de 6 marchas. Em termos de peso, os 911 GT3 são os 911 mais leves que você pode comprar. Pneus semi-slick e freios com composto de cerâmica são opcionais.

Além do Gt3 normal, geralmente, poucos anos depois, a Porsche lança a versão RS, ainda mais radical, ainda mais leve, ainda mais afiada e com o aerofólio ainda maior na traseira. Na geração 997, o mercado foi brindado ainda com a versão Gt3 RS 4.0, ainda mais incrível que a simples Gt3 RS.

O Gt3 se posiciona abaixo do Gt2 na cadeia alimentar Porsche semi-pista. O Gt2, em termos bem grosseiros, é uma versão completamente lunática e estúpida da Gt3, pois se já não bastasse todo o temperamento agressivo da Gt3, algum engenheiro alemão resolveu enfiar um par de turbinas debaixo do capô – não é à toa que o Gt2 é apelidado carinhosamente no mundo de viúva negra.

O 911 Gt3 sempre será um carro que vai me fascinar. É um dos carros que eu cresci com o pôster na parede. Simplesmente um carro para puristas. As perfumarias ficam de fora. O carro é simples e agressivo. Requer prática e dedicação para ser dominado. Muitos acham equivocadamente que por ser semi-pista, o Gt3 é o carro perfeito para qualquer um tocar em autódromos. Pelo contrário, o Gt3 sempre exige respeito, marcha após marcha… punta-tacco após punta-tacco.

Confesso que quando descobri há algumas horas que esse seria o lançamento da Porsche em Genebra, fiquei mais entusiasmado do que com o lançamento dos hypercars! Não é todo dia que um dos seus heróis de infância é repaginado.

O 991 GT3

A começar pelo coração, o motor, este continua sendo o bom e velho boxer 6 cilindros da marca, com 3.8 litros. O bloco que vai na Gt3 991 é derivado do bloco utilizado no Carrera S e 4S 991, mas com componentes forjados, que incluem titânio.

Graças aos reforços no motor, o Gt3 991 gira 9000 rpms. O resultado são 475 Hp e 45 Kgfm de torque, ou seja, cerca de 35 Hp e 2 Kgfm de torque a mais que o antigo 997 GT3 mark II. O peso ficou nos 1435 Kgs, ligeiramente mais pesado que o 997.

A velocidade máxima do Gt3 991 é de 316 Km/h e o 0 a 100 Km/h é feito em singelos 3,5 segundos. O 0 a 200 Km/h vem na casa dos 11 segundos. A volta no inferno verde – Nurburgring –  foi feita abaixo dos 7:30 segundos.

Essa foi a parte da evolução! Agora vem a parte da revolução!

CAMBIO PDK

Pela primeira vez na história, o Gt3 será equipado com a caixa manual semi-automatizada de dupla embreagem da Porsche – o PDK. Agora, engana-se você de pensar que se trata do mesmo “PDK” dos demais carros da marca. Trata-se de uma caixa desenvolvida totalmente para o Gt3. A intenção não é nenhum pouco ter um câmbio que se comporte como se fosse algo para ser utilizado todos os dias, embora seja plenamente capaz.

O PDK do 991 Gt3 é capaz de trocas de marcha em menos de 100 milisegundos e as relações de marcha são notavelmente mais curtas que no PDK do Carrera 991. Para se ter uma ideia, a sétima marcha do PDK no Gt3 é efetivamente utilizada para o carro atingir a velocidade máxima, não sendo apenas um overdrive para poupar combustível.

Segundo o encarregado pelo projeto do Gt3, a discussão sobre a adoção da caixa PDK no Gt3 foi ferrenha, mas a escolha foi feita em meados de 2012. A versão do câmbio PDK no Gt3 é a mais tecnologicamente avançada já feita. Barely street legal, segundo o chefe de projeto, que insiste em dizer que, agora, a experiência de conduzir o Gt3 é ainda mais envolvente e emocional, afinal, não é todo dia que você tem um motor aspirado gritando a 9000 rpm com trocas de marcha em 0,0001 segundos.

Em um dos vídeos de apresentação do carro, o chefe de projeto mostra que eles se preocuparam, inclusive, com todos aqueles, eu incluso, que adoram soltar a traseira do carro! Ao segurar ambas as borboletas conjuntamente, o câmbio desacopla as embreagens, deixando o carro em ponto morto. Basta soltar a do lado esquerdo e você poderá continuar fazendo seus donuts. Inteligente… muito inteligente… hehehehe.

RODAS TRASEIRAS ESTERÇANTES

Sim… vocês não leram errado. As rodas traseiras do 991 esterçam milimetricamente para colaborar nas curvas. Abaixo dos 50 Km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta as do eixo dianteiro para facilitar a dirigibilidade. A acima dos 80 Km/h, as rodas do eixo traseiro giram no mesmo sentido que as do eixo dianteiro, facilitando ainda mais o traçado nas curvas de alta.

Magia negra. Difícil de entender por enquanto. Teremos que ver na prática. Os engenheiros de projeto dizem que esta é uma das grandes razões do tempo de volta do Gt3 991 em Nurburgring, ainda mais rápido que o antigo Gt3 RS 4.0.

DIREÇÃO ELÉTRICA

Sim, diga adeus à boa e velha direção hidráulica. O diretor de projeto garante, no entanto, que essa direção não será nada parecida com a presente no 991 Carrera. Assim como a caixa PDK, a direção foi testada e re-testada ao extremo e tem um ajuste único no 991 Gt3, a ponto de se dizer que será possível ter aquela sensibilidade de direção que permite saber se você passou em cima de uma moeda, clássica marca distintiva de todo Porsche 911.

Em linhas gerais, esse é o registro da maior novidade da Porsche para o Salão de Genebra. Nos próximos dias, vídeos deverão infestar o youtube e saberemos mais detalhes!

Sinceramente, eu acho que não dá para ficar parado na escala evolutiva, mas uma lágrima escorreu quando vi que o carro mais puro a venda até meados do último ano “cuspiu” fora o câmbio manual e a direção hidráulica. É… puristas… evoluam ou morram… infelizmente.

Visite nossa página no facebook: http://www.facebook.com/korncars e dê um curtir para ter acesso a mais conteúdo, bem como conhecer outros fanáticos com a mesma paixão que nós por carros esportivos.

Gosta de veículos em miniatura? Não deixe de visitar o www.minikars.blogspot.com.br.
Anúncios

Um comentário sobre “PORSCHE 911 GT3 991

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s