MCLAREN P1 (preview)

Sendo uma criança apaixonada por carros na década de 90, um dos meus “carro-heróis” era o McLaren F1. Concebido originalmente por Gordon Murray, o F1 foi produzido entre 1992 e 1998. 

Equipado com o motor aspirado, 6.1, V12, fabricado pela BMW, que produzia 618 Hp a 7400 rpm e 66,4 Kgfm de torque a 5600 rpm, pesando cerca de 1.138 Kgs na versão de rua, o carro segurou de 1998 a 2005 o recorde mundial de velocidade máxima para um carro de “produção em série”, atingindo 391 Km/h, até ser detronado pelo Bugatti Veyron e o Koenigsegg CCR.

Se já não bastasse a performance monstruosa do F1, o carro também tinha algumas excentricidades que contribuiam para o seu legado, entre elas: a posição central de dirigir e possibilidade de transportar mais dois passageiros (um de cada lado), assim como o revestimento do cofre de motor em OURO… sim… ouro, para facilitar o arrefecimento do motor.


Os esforços mais recentes da Mclaren depois do F1 podem ser resumidos em dois veículos: (i) o Mercedes Benz SLR, feito em parceria com a fabricante alemã; e (ii) o McLaren Mp4-12C. 

O SLR foi um supercarro, concorrente direto de Porsche Carrera GT e Ferrari Enzo, mas notoriamente em um patamar abaixo do mítico F1, em especial por ser essencialmente um carro GT e usar um câmbio automáticode 5 marchas. 

O MP4, hoje em dia, é concorrente direto de Ferrari 458, Lamborghini Gallardo e muitos outros, portanto, por definição, bem abaixo do panteão dos supercarros.

SLR Mclaren
Mclaren Mp4

Há muito tempo a Mclaren promete um sucessor à altura do F1 e esse virá com o nome de… rufem os tambores… P1. Criatividade à parte, o nome faz uma alusão à posição número 1 no automobilismo. Inteligente e sútil, diferentemente do design do carro.

Honestamente, não sei da onde vem essa tendência de transformar o design dos carros em obras de arte moderna. Linhas tortas e curvas para todos os lados. Só de olhar e tentar acompanhar as linhas de carroceria da P1 eu fico enjoado.

Ok, talvez eu tenha exagerado, afinal, o que mais importa quando o assunto é um carro dessa estirpe é a performance. Pois é, isso é uma das coisas que menos se sabe oficialmente a respeito do Mclaren P1. 

A expectativa mais concreta é que o P1 será equipado com motor desenvolvido a partir do presente no modelo Mp4, que tem um 3.8 litros V8 turbinado, só que com cerca de 800 Hp. O P1 deverá utilizar a tecnologia KERS da Fórmula 1 também. O peso total do conjunto deve ficar em torno dos 1300 Kgs. A tração será traseira.

A Mclaren tem enchido a boca para dizer que o P1 não somente será o carro mais rápido do mundo, como também o melhor esportivo já feito. A especulação deve se tornar realidade no Salão de Genebra, em março. Veremos…

Por enquanto, nos resta contemplar o design interno e externo da P1. Menção negativa, no entanto, a ausência da posição central de dirigir!



EDIT: 

Apenas para contar para você leitor, nos últimos dias, a Mclaren confirmou a motorização do P1. O bloco será derivado do motor que equipa o modelo de entrada da marca, o MP4-12C, só que no P1 produzirá 727 Hp a 7500 rpm e 73,4 Kgfm de torque a 4000 rpm. Você acha que acabou?!

Nem um pouco. Junto desse “bloco de combustão”, espere também um empurrão de um motor elétrico – Instant Power Assist System (IPAS), que deverá acrescer mais 176 Hp e 26,5 Kgfm de torque a baixos RPM. No total, o pico de potência e torque do P1 deve chegar, respectivamente, a 903 Hp e 92 Kgfm de torque. Tudo isso conversará com um câmbio semi-automatizado de dupla embreagem. O P1 será tração traseira.

Além do “coração”, a Mclaren anuncia que o carro contará com um sistema para reduzir o arrasto aerodinâmico em até 23% – o Drag Reduction System (DRS). A ativação do IPAS e do DRS será feita por meio de botões na direção. 

Visite nossa página no facebook: http://www.facebook.com/korncars e dê um curtir para ter acesso a mais conteúdo, bem como conhecer outros fanáticos com a mesma paixão que nós por carros esportivos.

Gosta de veículos em miniatura? Não deixe de visitar o www.minikars.blogspot.com.br.
Anúncios

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s