FERRARI F12 TDF – UMA FERRARI PARA UM MANÍACO COM MACHADO

korncars Ferrari F12 TDF 1

A Ferrari F12 é provavelmente o V12 com motor dianteiro mais incrível da história da marca (em termos de desempenho). É o perfeito Gran Turismo, mas, apesar do visual comportado e educado, não há como negar que a F12 preenche requisitos de um carro com senso de humor: motor v12 aspirado e tração traseira.

A conclusão unânime sobre a F12 é que se trata de um carro com muito mais do que o motorista normal consegue explorar, especialmente em vias públicas. A F12 atende a proposta daqueles em busca de um carro realmente único e distinto, no topo da cadeia alimentar italiana, com sutileza no design e sem a aura rockstar da Lamborghini Aventador.

Do ponto de vista tecnológico, a F12 é um animal superior à Lamborghini Aventador. Agora, se você perguntar qual dos dois carros merece um lugar na parede dos quartos de todo petrol head, tenho certeza que 9 entre 10 prefirirão o touro.

Será que uma repaginada na F12, com uma nova versão ainda mais focada em desempenho, faz essa balança pender para o lado do cavalo?

korncars Ferrari F12 TDF 2

A Ferrari acaba de lançar a versão da F12 que substitui a lendária 599 GTO, versão de pista do modelo anterior. O nome é F12 TDF – Tour de France. 

Em termos de rendimento, o motor 6.3 V12 pula de 730 Hp para 769 Hp e o torque de 70,3 para 71,9 Kgfm, devido, essencialmente, à novidades no sistema de admissão de combustível. O câmbio de dupla embreagem é ainda mais rápido (30% mais veloz nas subidas de marcha e 40% nas reduzidas). O peso cai 110 kgs (1520 Kgs). O trabalho aerodinâmico é completamente mais focado em downforce. Sejamos sinceros, não há muitas coisas automotivas mais sexy do que um V12 roncando 8900 rpms – beira o erotismo em tempos de downsizing.

0 a 100 km/h ocorre em 2,9 segundos e os 200 km/h chegam em 7,9 segundos. Em Fiorano, pista de testes da marca, a F12 TDF fez a volta em 1’21”, apenas 1,3 segundos mais lerda que a LaFerrari. Esse tempo não é mérito apenas das revisões de suspensão, freios, redução de peso e aerodinâmica. A F12 TDF conta com o sistema que esterça rodas traseiras, no melhor estilo alemão de ser (Porsche… cof… cof…).

korncars Ferrari F12 TDF 4

A nome Tour de France vem de uma corrida de endurance (automotiva, nada a ver com o Lance Armstrong) disputada entre 1899 e 1986, que foi dominada pela Ferrari durante os anos 1950 e 1960.

Apenas 799 unidades serão fabricadas. Em tempos de desvalorização cambial absurda, só nos resta conjecturar sobre os preços em território nacional.

Acredito que esse é o capítulo final na história dos V12 aspirados da marca. Nada como uma despedida a caráter, com uma versão semi-pista e com mais personalidade que a configuração GT parece sugerir. A F12 TDF traz a radicalidade necessária para “peitar” a Lamborghini Aventador… mas, para aqueles que acham o Aventador muito “simples”, lembremos também da versão SV, sobre a qual você leu aqui.

korncars Ferrari F12 TDF 5

 

Anúncios

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s