SUBIDA DE PIKES PEAK 2013

Suzuki Escudo Pikes Peak (KORNCARS)

No dia 30 de junho acontecerá uma das competições automobilísticas mais tradicionais do mundo , a subida de PIKES PEAK, no EUA, a famosa corrida para as nuvens. Trata-se da segunda corrida mais antiga do país, depois da INDY 500.

O apelido carinhoso da competição se deve em virtude do seu trajeto, de 12,4 milhas, em subida. No pico, os competidores estarão a 4.301 metros de altura acima do nível do mar, o que significa um grande desafio não somente para os pilotos, como também para os carros, afinal, oxigênio é um recurso escasso e que compromete diretamente a potência dos veículos.

A corrida começa na sétima milha da estrada de PIKES PEAK e termina no topo. Até 2011, 70% do trajeto era de asfalto e 30% de terra. Depois disso, o trajeto foi inteiramente convertido para asfalto. A competição teve início em 1916, quando Spencer Primrose, empreiteiro responsável pela construção da estrada de PIKES PEAK tinha acabado de alargar o seu percurso e resolveu que ela deveria sediar um evento automobilístico.

Os tempos recordistas, obviamente, foram feitos nos últimos dois anos em virtude do trajeto ter se tornado completamente de asfalto.

Um dos traços mais característicos da subida de PIKES PEAK está na variedade de veículos inscritos. Há desde equipes amadoras com carros híbridos, caminhões e moto até profissionais com suporte de montadoras, como por exemplo, o Peugeot 208 T16 pilotado pelo campeão mundial de rally Sébastien Loeb.

Ano passado, 170 competidores participaram da subida.

Para quem não se recorda e já jogou Gran Turismo no Playstation, a montadora Suzuki tinha um carro muito famoso na subida de PIKES PEAK, o ESCUDO PIKES PEAK, que simplesmente dominava nos jogos GT 2 e GT 3 da franquia.

Anúncios

Leave a Reply / Deixe Seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s